Melhor imobiliária na hora de vender um imóvel

Melhor imobiliária na hora de vender um imóvel

Qual a melhor imobiliária na hora de vender um imóvel?

Sabemos que a decisão de vender um imóvel é, para o proprietário, normalmente, permeada por questionamentos do tipo: “Qual a melhor estratégia para a venda?” ou “Como vender de um modo que seja eficaz, rápido e lucrativo para todos os envolvidos?” e principalmente: “Qual a melhor imobiliária na hora de vender um imóvel?”.

Se a propriedade faz parte de um mercado seleto, de alto luxo, as dúvidas se multiplicam, e com razão.  Escolher a melhor imobiliária para seu caso, conhecedora das condições atuais do mercado onde fica localizada a opção, é o primeiro passo pra o sucesso da negociação.  Afinal, um erro aparentemente sem importância pode acarretar prejuízos significativos, como o desgaste da imagem do imóvel no mercado, exposição de informações dos vendedores e do bem, enfim, fatores que realmente prejudicam a venda se não forem evitados.

melhor-imobiliaria

Qual a melhor imobiliária para vender meu imóvel?

Pensando nisso, a Royal Gates enumerou algumas sugestões valiosas, que podem ser o diferencial na hora de vender seu imóvel e evitar aborrecimentos desnecessários:

– Um dos erros mais comuns cometidos por proprietários que não contam com uma boa assessoria imobiliária é possibilitar que mais de uma empresa trabalhe a venda do imóvel, principalmente no mercado de alto luxo – que, por ser mais restrito, conta com menos opções, o que acaba gerando uma exposição maior de cada uma delas.  Se duas imobiliárias trabalham sobre a venda de uma mesma opção, um nível ainda maior (e prejudicial) de exposição irá acontecer, pois diversos meios de comunicação divulgarão o imóvel, muitas vezes em condições menos apropriadas – que dirá se houver mais empresas trabalhando a venda do imóvel.  Tal fato pode passar a indesejável imagem de um “leilão” e inviabilizar a venda, tornando o processo mais demorado, desgastante e oneroso.  Daí a importância de trabalhar exclusivamente com uma imobiliária adequada ao perfil da sua propriedade: a melhor imobiliária para o seu caso.

– O proprietário pode e deve cobrar resultados e prazos, de acordo com as características do imóvel a ser vendido e com as condições contratadas junto à assessoria imobiliária.  Se apenas uma empresa é responsável pelo trabalho de venda, ela terá a incumbência de  apresentar ao vendedor os resultados nas condições combinadas.  Se mais de uma empresa for envolvida no processo, torna-se difícil exigir uma resposta efetiva, uma vez que as estratégias de uma poderão prejudicar o planejamento da outra, gerando dificuldade na obtenção e mensuração de resultados e na condução ideal do fechamento da venda.  Ou seja, ao contrário do que muitos proprietários imaginam, trabalhar com mais de uma empresa dificulta – e em nada favorece – a negociação.

– Para o caso de imóveis diferenciados, eleger como a melhor imobiliária aquela que não possui especialização na venda de imóveis do mercado de luxo e alto luxo é outro equívoco frequentemente encontrado em negociações que demoram a se concretizar, ou nem mesmo acontecem.  Imobiliárias que não dispõem de carteira de clientes com opções diferenciadas não devem, em nenhuma hipótese, ser acionadas para uma negociação de alto padrão.  Isso porque não possuem compradores cadastrados e pré-selecionados para o tipo de imóvel a ser comercializado, além de não terem o mesmo know-how nesse tipo de operação. Só se deve contratá-las quando de fato o imóvel não pertence ao mercado de alto luxo, possuindo então outro tipo de perfil.

– O momento da visita do comprador ao imóvel desejado é fundamental para o sucesso da negociação.  Assim, a propriedade deve estar no melhor estado possível, o que nem sempre é fácil manter. É difícil deixar o imóvel com a mais perfeita apresentação toda vez que há uma visita. Ao entregar a apenas uma imobiliária, fica mais fácil conciliar esses agendamentos, facilitando a rotina dos usuários do imóvel, seja ele residencial ou comercial. No primeiro contato telefônico ou pessoal já é possível começar a sentir se esta é a melhor imobiliária para aquela propriedade.

– Imobiliárias não especializadas em alto luxo podem representar um risco, pois como não dispõem de agentes especializados e não possuem carteira de clientes direcionada somente a esse tipo de opção, levam compradores sem potencial e, muitas vezes, apenas curiosos para a visitação do imóvel.  Tal fato, além de desgastar a imagem do imóvel e consumir desnecessariamente o tempo do vendedor, torna a propriedade altamente vulnerável, comprometendo a segurança do proprietário (se estiver morando) ou ainda do condomínio (se for o caso).

– O proprietário deve também levar em consideração que administradoras de imóveis não são sinônimo de imobiliárias. Normalmente, as administradoras não são especializadas em venda, já que têm como foco clientes para locação. Assim, o vendedor deve pesquisar o tipo de trabalho desenvolvido pela empresa, e escolher somente uma imobiliária que tenha prática e especialização no tipo de imóvel que almeja vender.

– Um dos grandes vilões do mercado, que prejudica significativamente o andamento dos negócios imobiliários em geral, é a especulação. Um exemplo de como esse fenômeno pode ser visto é quando o comprador envia um representante à imobiliária com o objetivo de tentar uma redução de preço através de oferta informal, mesmo sem a intenção de fechar o negócio. O resultado disso é, além da perda de tempo, a possibilidade de futuramente, caso o imóvel ainda não tenha sido negociado, o comprador se utilizar desta informação para tentar conseguir uma redução ainda maior. Nessa hora, a experiência da imobiliária que representa o vendedor é fundamental para identificar tal intenção e proteger seu patrimônio contra a dilapidação.

– Uma imobiliária especializada em alto luxo sabe exatamente a melhor estratégia de marketing para uma opção diferenciada, e dificilmente irá expor a imagem do bem utilizando, por exemplo, anúncios de classificados grátis, ou uma placa mal confeccionada, enfim, meios que possam dificultar a venda em vez de agilizá-la.  Cada tipo de imóvel deve ser trabalhado pela melhor empresa  do mercado ao qual pertence.  Muitas vezes, a estratégia que funciona para a venda de uma opção de médio porte pode ser altamente prejudicial para uma propriedade de alto luxo.

a-melhor-imobiliaria-de-luxo

A melhor imobiliária é aquela especializada no segmento do seu imóvel

Conclusão: Se seu imóvel é considerado de luxo/alto luxo, imobiliárias especializadas nesse mercado proporcionarão, certamente, um serviço infinitamente melhor e mais ágil pelo mesmo valor em honorários (em regra). Dê preferência a elas, se seu imóvel tiver o perfil aceito pois esta será de fato a melhor imobiliária para o perfil da sua propriedade.

A Royal Gates tem o prazer de disponibilizar a você, proprietário de imóveis de luxo, serviços especializados para a total assistência e discrição na venda de sua propriedade, seja no Brasil ou nos Estados Unidos. 

Procure-nos:

Rio de Janeiro, RJ – Brasil +55 21 3572-8800

Miami, FL – EUA +1-888-787-ROYAL

No Comments

Leave a Comment